Micro Controle – Automação Electrónica, Lda.

Notícias

Como funcionam os Relés Falta de Fase

Os Relés Falta de Fase (ou Relés de Nível e Fase) são de vital importância para os motores trifásicos, onde se incluem também as eletrobombas submersíveis. Um motor elétrico trifásico possui três fases que o alimentam, se uma delas falhar, ou se houver um desiquilíbrio na distribuição de carga, o isolamento do motor ficará comprometido. Esta situação origina uma subsequente falha permanente na operação.

A pensar neste risco e por ser uma das causas mais comuns das falhas dos motores trifásicos, foram concebidos os Relés Falta de Fase. A micro controle dispõe de 2 modelos, o RNF 101 TED específico para as eletrobombas submersíveis e o RSF 101 SIM para os motores trifásicos em geral.

Ambos asseguram proteção contra o desiquilíbrio de fases, desarmando o circuito sempre que uma anomalia é detetada e possuem igualmente, a função de regulação da sensibilidade. No caso do RNF 101 TED, esta sensibilidade é regulada em função da condutividade do líquido de imersão, variando entre os 4KΩ e os 43 KΩ. Este Relé, em conjunto com a Sonda de Nível, desarma quando estiver abaixo do nível inferior da sonda e arma automaticamente quando o nível da água subir acima da cota superior.

O RSF 101 SIM possui também regulação de sensibilidade, neste caso varia entre os 85% e os 100%. O relé desarma de forma automática quando o valor individual da medida de uma, ou mais fases, baixar para lá do nível mínimo regulado e arma, quando a rotação das fases estiver em sequência e o valor da tensão de todas as três, ultrapassar o limite mínimo regulado. Neste caso, é indiferente se o neutro está ou não presente, considera-se opcional, contudo, se estiver ligado, melhora a estabilidade da medida.

Relé falta de fase – RSF 101 SIM

Relé falta de fase – RSF 101 SIM

Os relés têm também LEDs indicativos na parte frontal, informando se está ligado (A.1) e armado (S.1). O relé RNF 101 TED possui ainda o aviso de Nível Alto (N.A.), que como explicado, corresponde ao valor máximo do nível da cota da sonda.

Relé de proteção de motor – RNF 101 TED

Relé de proteção de motor – RNF 101 TED

As falhas mais comuns que podem despoletar o desarmar dos relés são: falta de fase, tensão acima ou abaixo do normal, sequência invertida das fases, ou no caso de estarmos a trabalhar com bombas submersíveis e usarmos o RNF 101 TED, o nível da cota da sonda estar abaixo do nível mínimo.

Os Relés de Nível e Fase da micro controle têm por isso uma grande utilidade, garantem proteção dos motores trifásicos e asseguram o seu bom funcionamento.

Micro Controle - Automação Electrónica, Lda.